Sobre o meu dia, salve 12 de agosto...

 


Santa Joana Francisca de Chantal

Santa Joana Francisca de Chantal, que nasceu em Dijon na França no ano de 1572, logo jovem ficou órfã de mãe e foi criada pelo seu pai, um homem exemplar, presidente da câmara dos vereadores de sua cidade.

Apesar do cargo e honestidade de seu pai Santa Joana passou por muitas dificuldades devido a maquinações políticas, chegando mesmo a ser humilhada, porém nunca abandonaram sua fé, e com apenas 5 anos de idade deu um exemplo marcante quanto a presença de Jesus no Santíssimo Sacramento, pois falou a um calvinista que questionava o pai: “O Senhor Jesus Cristo está presente no Santíssimo Sacramento, porque Ele mesmo o disse. Se pretendeis não aceitar o que Ele falou, fazeis dele um mentiroso”.

Anos 20 anos de idade Santa Joana Francisca se casou com o Barão de Chantal, e com ele teve quatro filhos, bem educados dentro do exemplo de humildade, caridade, piedade e fé, o que a tornou amada mesmo por seus empregados.

Porém mais um revés ocorreu na vida de Santa Joana, que perdeu seu esposo vítima de um tiro em uma caçada, porém devido a sua grande fé em Deus perdoou os causadores do incidente, e se manteve firme para educar seus filhos.

Viúva Santa Joana Francisca buscou apoio na igreja, e conheceu o Bispo Francisco de Sales e juntos fundaram uma ordem religiosa em 1604. Junto da ordem surgiu uma as mais lindas histórias de amizade de santos católicos.

Anos se passaram, os filhos de Santa Joana Francisca se encontravam criados, quando sentiu o chamado para Cristo, fundando a ordem das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora.

Ao exemplo e maria Santa Joana e suas irmãs trabalhavam pelo bem da sociedade de sua época e de toda a Igreja, trabalhando, aconselhando, e auxiliando os mais necessitados, chegando a mais de 90 casas.

No ano de 1641 Santa Joana Francisca adentrou ao céus, faleceu na cidade de Moulins, e no dia 12 de agosto foi canonizada como modelo de perfeição evangélica em todos os estados de vida.

Fonte: https://www.nossasagradafamilia.com.br/conteudos/santos-de-agosto.html

Santo do dia 12 de Agosto

Comentários

Postagens mais visitadas