Em Belém, cadela que foi arrastada por bicicleta elétrica é adotada

Animal estava em um lar temporário, sob os cuidados de Olavo Martins.
Caso de maus-tratos causou grande repercussão nas redes sociais.

A cadela Vitória ganhou um novo lar, em Belém, após conquistar o bacharel em direito Olavo Martins e sua família. (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará) 

 Após ser vítima de maus-tratos ao ser arrastada pelo asfalto, amarrada pela dona em uma bicicleta motorizada, a cadela Vitória teve um final feliz. O animal conquistou de vez o coração do bacharel em direito Olavo Martins, que se ofereceu como guardião responsável pela cachorrinha e já havia aberto a casa da família, em Belém, para abrigá-la temporariamente.

O caso ocorreu no último dia 12, no bairro do Tapanã, e ganhou notoriedade após a internauta Milena Santiago registrar a tortura ao animal e colocar o vídeo nas redes sociais. Nas imagens o animal aparece amarrado em uma corda, sendo arrastado pela dona, que dirige uma motocicleta. As cenas são fortes: o filhote consegue correr por alguns segundos, mas logo cansa e é arrastado por metros pelo asfalto. O animal fica desacordado, só então a mulher para e o leva nos braços 

A responsável pelas agressões foi detida no dia 13 pela Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), que confirmou os maus tratos. Ela assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência e irá responder pelo crime em liberdade. Muito ferida e assustada, a cadela foi resgatada por uma representante da ONG "Peludinhos da UFPA" e levada a um veterinário, onde recebeu cuidados.

“Quem tem uma experiência concreta com animais domésticos, sabe o potencial que eles têm de transformar a vida de pessoas através do amor e fidelidade. Eles são capazes de mostrar para as pessoas o quanto ainda dá para ter esperanças na humanidade como fonte de carinho e solidariedade”, disse Olavo, que também é dono dos cães Chico, Elis e Nara, todos adotados.

"Várias pessoas de outros estados, Rio, São Paulo, entraram em contato e demonstraram interesse na adoção. Mas o Olavo já é um parceiro nosso porque dá assistência temporária a outros animais que precisam e percebemos que a Vitória demonstra se sentir confortável e segura com ele e com a família. Ela já começou a interagir e até participou de uma festinha!", conta Elizabete Pires, da ONG "Peludinhos da UFPA".
Maus tratos
A lei 9604 de 1998 determina que quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, sejam silvestres ou domésticos, pode ser punido com até um ano de prisão e multa. A pena é aumentada caso haja a morte do animal.
Em Belém, denúncuas de maus tratos a animais podem ser feitas na Divisão Especializada em Meio Ambiente (DEMA) da Polícia Civil, que fica no km 1 da Rodovia Augusto Montenegro, no bairro da Marambaia. Os telefones da delegacia são 3238-3132 / 3238-1225. O denunciante ainda pode entrar em contato pelo número do disk denúncia 181.


O filhote irá dividir os cuidados e atenção com outros três cães: Nara, Elis e Chico, também adotados por Olavo. (Foto: Sidney Oliveira/Agência Pará)

Comentários

Postagens mais visitadas