UFPA e Conselho de Medicina Veterinária discutem atenção a cães

*Não foi explicado nada com nada.


O reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, recebeu o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado Pará (CRMV-PA), doutor Edson Ladislau, acompanhado do professor doutor Leônidas Olegário, coordenador da comissão que está elaborando o projeto para atenção aos cães que vivem no campus da UFPA; da professora doutora Cristina Vaz, coordenadora adjunta; e da professora doutora Rita Mousinho, do Instituto de Ciências Biológicas, membro da equipe do projeto. O encontro ocorreu na última terça-feira, dia 7. O objetivo da reunião foi discutir a realização de uma parceria entre a UFPA e o CRMV-PA para apoio institucional às ações do referido projeto.
Na ocasião, estiveram ainda presentes os conselheiros-presidentes das comissões de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal, doutora Liliane Carneiro; de Saúde Pública e Sanidade Animal, doutora Antonieta Martorano; e de Educação da Medicina Veterinária, doutor Leônidas Olegário, além da presidente do Grupo de Trabalho (GT) do CRMV-PA para discussão das diretrizes de bem-estar animal da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), doutora Katherine Fragoso. Por meio dessas comissões, o Conselho prestará o assessoramento técnico e logístico para a produção de cartilhas educativas e palestras nos ambientes e eventos acadêmicos e promoverá a participação integrada de suas assessorias de comunicação em prol das ações do projeto.
Projeto - O projeto que a UFPA está preparando “traz a preocupação com a saúde pública e também com a questão do bem-estar animal, pois esses animais, algumas vezes, sofrem maus-tratos ou estão desamparados na rua, colocando, assim, em risco a população, principalmente no que diz respeito às zoonoses”, destacou o presidente do CRMV-PA, Edson Ladislau.
Durante o encontro, tratou-se da importância do apoio que pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) da UFPA prestarão ao projeto, em termos, respectivamente, de análises laboratoriais e de um levantamento de georreferenciamento dos animais, não somente no âmbito do campus como também nos bairros Guamá e Terra Firme, o que dará uma noção da amplitude do controle populacional. A colaboração do Instituto de Medicina Veterinária do Campus de Castanhal também foi considerada.
Pesquisas - A realização das ações previstas no projeto poderá gerar pesquisas e identificação de possíveis doenças com riscos de transmissão entre os animais e a comunidade que transita na UFPA e no entorno, e publicações de trabalhos que venham  contribuir para a divulgação das necessidades de controle e erradicação das prováveis enfermidades que sejam encontradas após a análise de vários agentes a serem investigados.
Para o reitor Emmanuel Tourinho, “a colaboração do Conselho Regional de Medicina Veterinária no desenvolvimento do projeto a ser executado na UFPA agrega qualidade à iniciativa e potencializa as chances de sucesso de uma proposta que poderá, em seguida, ser aplicada a outros ambientes.”
Texto: Divulgação / Reitoria
Foto: Adolfo Lemos e Divulgação/Reitoria

Comentários

Postagens mais visitadas